Óleo de Peixe

O óleo de peixe é encontrado em peixes como salmão, atum, cavala, arenque, truta e sardinha e possui diversos benefícios para a saúde, pois contém importantes ácidos graxos omega-3, mais notadamente o ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido decosaexanoico (DHA).

Benefícios do óleo de peixes
-Saúde do Coração

Estudos mostram que a quantidade adequada de EPA e DHA através da dieta (consumo de peixes) ou de suplementos de óleo de peixe pode auxiliar na regulação dos triglicerídeos e aumentar o colesterol “bom”, que é o HDL. Esses fatores ajudam a reduzir o risco de ataque cardíaco.

 

- Inflamação

Os ácidos graxos ômega-3 além de serem bons para o coração, também ajudam a reduzir a inflamação. Este talvez seja um dos benefícios mais valiosos desse óleo. Estudos sugerem que o óleo de peixe é um dos antiinflamatórios naturais mais potentes.

Este óleo auxilia na redução da inflamação, diminuindo e até impedindo a produção e o aumento das citocinas pró-inflamatórias. Isso pode ajudar a evitar doenças graves que estão associadas com a inflamação, como doença cardíaca, câncer, doenças autoimunes, psoríase e mal de Alzheimer, por exemplo, que são caracterizadas por níveis aumentados de marcadores pró-inflamatórios.


-Artrite

A capacidade de óleo de peixe para reduzir a inflamação não é boa apenas para prevenir doenças graves, como doenças cardíacas e câncer. O óleo de peixe também é eficaz na redução dos sintomas e dores de artrite.

O óleo de peixe não age como um analgésico, é preciso uso regular para aproveitar seus benefícios.

No entanto, o óleo de peixe é uma maneira viável e natural para reduzir a dor e os sintomas associados com a artrite, desde que com uso contínuo.

Envelhecimento

O óleo de peixe também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, aumentando a vida útil das nossas células.

Visão

Foi mostrado em estudos que o óleo também reduz significativamente o risco do desenvolvimento de degeneração macular relacionada com a idade. Um componente importante da retina do olho é o DHA, correspondendo a 60% dos ácidos graxos da retina. A degeneração macular é uma causa comum de cegueira em idosos e não tem tratamento eficaz. Os ácidos graxos do omega-3 ajudam na circulação e resistência dos vasos sanguíneos, bem como, naturalmente, redução dos níveis de colesterol, que são as causas da degeneração macular. Devido aos seus benefícios, ele pode vir a ser o primeiro tratamento eficaz contra essa degeneração.

Benefícios do óleo de peixe para gestantes e o feto

Os benefícios da ingestão do óleo para o feto, através de uma dieta rica em peixes da mãe são: numerosos e incluem: um cérebro saudável, com maior inteligência, o desenvolvimento do sistema nervoso bom, melhor visão por melhor formação da retina, menos problemas de comportamento após o nascimento; e melhores padrões de sono quando recém-nascido.

Os benefícios para a mãe: menor probabilidade de desenvolver pré-eclâmpsia, menor probabilidade de trabalho de parto prematuro, e uma incidência muito reduzida de câncer de mama.

 

-Benefícios do óleo de peixe para a saúde mental

à Alzheimer é uma doença debilitante que causa perda de memória, demência, alterações da personalidade, e eventualmente a morte. Pessoas com essa doença têm uma quantidade reduzida de uma proteína chamada LR11, que previne o depósito de placas, que são tóxicas para os neurônios no cérebro. O ácido graxo Omega-3,no caso o DHA, aumenta a produção da proteína de LR11, diminuindo assim a quantidade dessas substâncias tóxicas e ajudando na prevenção da doença.
àEste óleo também ajuda na prevenção de doenças mentais como depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia. Os ácidos graxos ômega-3 ajudam a manter o bom funcionamento da dopamina, serotonina e sistemas de sinalização no cérebro. Ambos os níveis de dopamina e serotonina, e do sistema de sinalização desses hormônios contribuiu para o surgimento da depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia.

Quando combinado com a terapia medicamentosa convencional, estudos mostraram que o óleo ajuda a regular e melhorar o humor daqueles que sofrem de algumas dessas doenças.

OBSERVAÇÕES:

–  A utilização do óleo de peixe não substitui uma alimentação saudável e completa. Para uma saúde adequada é necessário uma boa alimentação, e exercícios físicos constantes.

– O óleo de peixe pode ser obtido através de uma alimentação balanceada rica em peixes. No caso de uma suplementação com cápsulas de óleo de peixe o ideal é sempre consultar médico ou nutricionista para avaliar a necessidade e ajustar a melhor dosagem para cada pessoa.

–O óleo de peixe traz diversos benefícios para a saúde, mas quando tomado de forma inadequadas e doses elevadas pode causar complicações como sangramentos fáceis e hematomas.

–O uso de suplementos de óleo de peixe deve ser interrompido antes de cirurgias e é extremamente importante que você avise o seu médico que esta tomando se tiver que se preparar para alguma cirurgia.

Natália Colombo

www.ncnutre.com.br

Leave a Reply